segunda-feira, 13 de agosto de 2012

COMO DEVO IR À LOJA HOJE?


Como devo ir à minha loja hoje?

Devo me preocupar com minha roupa?
Devo me preocupar com meus sapatos?
Devo me preocupar com meus Irmãos?
Devo me preocupar com aquilo que vamos ter no copo d’água?
Devo me preocupar com...

Sim, meus Irmãos, devo me preocupar com minha roupa, pois a indumentária maçônica é clara em pedir que seja calça preta, camisa branca, paletó preto e gravata preta, mas tolera que seja calça preta ou jeans, com camisa branca sob o balandrau...
Os sapatos deverão ser pretos, em qualquer circunstância...
A meus Irmãos, devo sempre estar de bom humor, sensível muitas vezes a ajudá-los, pois eles podem precisar de mim, podem precisar de um ombro amigo, ou melhor, de um ombro Irmão... Assim como posso precisar deles também...
Pelo copo d’água... Pois bem o Ir.·. fulano de tal, vai caprichar, eu sei... Ele sempre capricha... Porque hoje seria diferente?
Mas, o mais importante, eu me esqueci até aqui; eu devo me preocupar primeiro em ser uma pessoa diferente, uma pessoa que vou para a sessão somar, somar e somar, e não ser mais um, ser apenas mais um...
Devo deixar os meus preconceitos fora da sessão, ou melhor, não deveria nem tê-los, pois um maçom, no dia de seu nascimento deixou isso tudo para trás, deixou os vícios, e os males para trás, pois nesse exato momento morreu o homem profano, e nasceu o homem maçom, que nasceu para combater o despotismo, a ignorância, os preconceitos e os erros, para glorificar a verdade e a justiça, para promover o bem-estar da Pátria e da Humanidade, levantando Templos à Virtude e cavando masmorras ao vício.
Esse é o ideal do homem maçom, é assim com essa premissa que devo vir à loja hoje, pois só assim serei completo, serei pleno, serei MAÇOM.
Toda reunião deixo meu lar, minha esposa, meus filhos, e venho aqui. Venho me juntar a meus Irmãos, porém o que faço, quando estou aqui?
O que eu faço para ajudar meu semelhante, que não conseguiu ter aquilo que é o mínimo para se viver?
O que eu faço para ajudar as pessoas que muitas vezes batem à minha porta, e eu não atendo?
O que eu faço para ajudar meus próprios Irmãos, que necessitam de mim?
Se eu faço algo de bom, ótimo.
Se eu não faço nada, péssimo.
Afinal, eu posso dizer, “não tenho nada com isso!”
E, posso deitar e dormir em paz? Posso dizer que fui um bom Maçom nesse dia? Posso dizer “Poxa, alguém me pediu ajuda, e eu pude fazer algo para diminuir sua dor!” Posso?
Ou simplesmente, vou pensar: “Ora, era um simples mendigo batendo em minha porta”.
Lembrem-se que quando aceitei fazer parte da maçonaria, sabia que teria de ajudar, claro que primeiros os Irmãos, mas principalmente as pessoas mais necessitadas da sociedade. Inclusive isso faz parte da premissa da Ordem: “Fazer o bem sem olhar a quem”.
A maçonaria não é nada se eu não fizer alguma benemerência.
Se estou aqui hoje, é porque sou uma pessoa que fui destacada, que fui pinçado na sociedade porque éra diferente, era voltado para a filosofia que a maçonaria prega; por isso fui um dos “ESCOLHIDOS”.
Devo me lembrar que a Maçonaria me escolheu, e devo deixar a Maçonaria entrar em meu coração, pois só assim saberei como devo vir à loja hoje.
E devo vir à loja hoje, desprovido de qualquer resignação, de qualquer inveja do mundo profano, de qualquer raiva, de qualquer coisa que me atrapalhe para ter uma sessão justa e perfeita, pois a um maçom não se permite que tenha falhas, apesar de humano, o maçom é feito e treinado para resistir às tentações profanas.
É assim despojado de qualquer vício, despojado até de minhas roupas se for necessário, devo estar presente na sessão, como no dia de minha iniciação, “nem nu, nem vestido, despojado de todos os metais, porque sou livre e de bons costumes”, e assim humildemente fui admitido aos Augustos Mistérios.
É assim...
É assim...
Humilde, porém vitorioso, pleno, que devo vir à sessão hoje...
Sempre...
Sempre assim...

Nunca de outro modo!

Nenhum comentário:

Administração da Loja 2012/2013

QUADRO ADMINISTRATIVO DA LOJA

Administração: 2011/2012

Ex-Venerável Mestre: Nilo Sergio Ferrari

CARGOS DE ELEIÇÃO

Venerável Mestre: Bolivár dos Santos Siqueira

1º Vigilante: Luiz Carlos de Oliveira Cezar Zubcov

2º Vigilante: Leonardo Augusto Xavier Levay

Orador: Marco Antonio de Moraes

Orador Adj.:

Helio Franco Borges

COMISSÃO DE ASSUNTOS GERAIS

- Silvio Batista Magalhães

- Lauro Lustosa Vieira
- José Ramos Portilho

COMISSÃO DE LEIS

- José Ramos Portilho
- Almir Antônio Lustosa Vieira

- Francisco da Silva Martins

COMISSÃO DE FINANÇAS

- Aderilton Paulo de Souza Rodrigues
- Edilton Costa Alves

- Almir Antônio Lustosa Vieira

COMISSÃO DE SOLIDARIEDADE

- Francisco da Silva Martins
- Edilton Costa Alves

- Silvio Batista Magalhães

CARGOS DE NOMEAÇÃO

Secretário:

Lauro Lustosa Vieira

Tesoureiro: Nilo Sérgio Ferrari

Chanceler: Tadashi Ramoa Mae

Mestre Cerimônias: Edilton Costa Alves

Hospitaleiro: Almir Antonio Lustosa Vieira

1º Diácono: Silvio Batista Magalhães

2º Diácono: Luciano Marne Gonçalves

Porta Bandeira: Francisco da Silva Martins

Porta Estandarte: Almir de Azevedo Vieira

Porta Espada:
Carlos Roberto Bernardes

1º Experto: Rodrigo Andrés de Souza Peñaloza

2º Experto: Aderilton Paulo de Souza Rodrigues

Guarda do

Templo:


Bibliotecário:

Cobridor: Waldemar Henrique Spotorno

Mestre de Banquetes: Alexandre Garcia

Mestre de Harmonia: Fabricio Pereira de Farias

Arquiteto: Victor Francisco Pena Lacombe

História da Loja

Em 1966

Templo da Loja Atlantida nº 06, situado na W3 Norte Quadra 704/705 Bloco B Lotes 11 à 17.
Esse imovel, pertencendo a ARLS Atlantida nº 06, situado na W3 Norte Quadra 704/705,um pequeno barracão de madeira, foi adaptado para um Templo de reduzidas dimensões e sala de P.'.P.'., ali acolhendo também a ARLS Tiradentes nº 02, a propria Grande Loja de Brasilia e tambem viu fundar-se em 25 de janeiro de 1966, a ARLS Abrigo do Cedro nº 08 que funcionou por alguns meses no Rito de York depois passando para o REAA.

Vista do Terreno na SHIN CA 08 lt 02 no Lago Norte,
adquirido juntamente com a ARLS Monte Carmelo nº 22,

A construção do barracão, que mais tarde na varanda,
ficou sendo usada até que a construção do Templo Provisório fosse concluída.

Templo no barracão: Construido onde era a varanda.


Vista interna do Templo,
piso em cimento rústico, as parede com pano azul, cadeiras de ferro e telha eternit.


As Colunas do Templo


Administração 2004-2005

Cerimonia de descerramento da placa comemorativa
da construção do Templo provisório:

Ir.'. Almir de Azevedo Vieira, Serenissimo Grão Mestre Ir.'. Edelcides Lino de Melo, Ad Vitam José Ramos Portilho, Ven.'. Mestre Ir.'. Rubio Machado Sousa.

Placa comemorativa inicio das obras 28-04-2004

Construção do Templo Povisorio
alicerces - setembro de 2004.

As Primeiras colunas - 13-11-2004

Comissão de Obras
IIr.'. Lauro Lustosa, Fernando Ribeiro e Nilo Ferrari

Em faze final com as paredes levantada - 01-05-2005

O Telhado

Templo pronto

Interior do Templo
Atrio e Porta entrada do Templo

Ainda com piso de cimento

Templo com o Pavimento Mosaico, cadeiras novas e as Colunas.



Futura sede da ARLS Abrigo do Cedro nº 08.SHIN QL 01 Conjunto 05 casa 19 - Lago Norte - Brasilia DF
Projeto Arquitetônico